sábado, 25 de junho de 2011

Aos pés dAquele que perdoa pecados


E rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à mesa. E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento; E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento. Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora... E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos. Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento. Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama. E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados. E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados? E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.” Lucas 7:36-50
Quando leio a Bíblia sou convencido de que Deus já deu o seu melhor para nós. Com a Abraão Ele disse: Em ti serão benditas todas as famílias (Gn 12.3(b)). Em Romanos 8.32 “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?” Nesta passagem bíblica aprendemos que se Deus já nos deu o seu Filho o que nos negará? Contudo, aprenderemos o que é necessário para iniciar o agir de Deus em nossa vida, em nossa família.
Às vezes achamos que não precisamos de perdão e sim de milagres. Milagre no casamento, nas finanças para comprarmos o que desejamos e etc.

O que vejo em Jesus Cristo muda minha vida
Caro leitor, o que você vê em Jesus Cristo? (por favor, pare e reflita no que vai responder) Dessa resposta dependerá tudo na sua vida. Jesus quando se encontrava com uma pessoa, esta era obrigada a tomar uma decisão. É impossível chegar-se a Jesus e não decidir: ou você lança-se aos seus pés, ou lava as mãos na bacia, que mesmo de prata, é a bacia da rebeldia.
Na leitura inicial que fizemos do evangelho de Lucas, temos três personagens distintas: Jesus Cristo – o que perdoa pecados, Simão – o fariseu orgulhoso, e uma mulher – a pecadora convicta. Fazendo um paralelo entre Simão e a mulher, aprendemos uma grande lição. Ambos estavam na mesma casa que Jesus, ocupando o mesmo espaço e somente a pecadora alcançou a graça desejada.
A narrativa bíblica diz que Simão convidou Jesus para jantar com ele, e Jesus atendendo-o, entrou em sua casa e sentou-se com ele a mesa. Como era de costume quando se convidava alguém para vir a sua casa, e se essa pessoa fosse uma autoridade, o próprio dono da casa lavaria os seus pés, mas se fosse uma pessoa comum, ordenaria a um escravo que assim fizesse. Esta atitude era a mensagem de boas vindas a seu conviva. Observe que Simão não fez uma coisa nem outra, tratou Jesus com total indiferença e assim fechou a porta para o milagre.
Na mulher pecadora o que vemos é algo assombroso. A mulher sabia onde Jesus estava e foi diretamente para lá. Você tem ido a onde Jesus está ou tem tentado fugir de sua presença? A mulher foi procurar Jesus e encontrou. Ela não foi procurar o milagre, ela foi procurar Aquele que perdoa pecados e o encontrou. Ela entrou como pecadora e sai como filha de Deus.
Nas mãos um vaso de alabastro (um fracos de perfume caríssimo), nos olhos as lágrimas que banharia os pés de Jesus, na alma o desejo ardente de ser perdoada. Com esses elementos a pecadora – provavelmente uma prostituta – quebrou todo o protocolo daquele momento e entrou decididamente a receber o perdão para todos os seus pecados. Quando você decidir buscar a Jesus os que estão a sua volta te condenarão. Simão movido pelo orgulho, disse consigo mesmo “Se este fosse profeta, saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é PECADORA”. Quanta arrogância Simão!
Quem é você nesse episódio? Você se acha autossuficiente, tem sua confiança na sua capacidade de determinar. Você tem a certeza da comunhão com Deus por confiar na sua autojustiça, ou por se achar uma pessoa boa que só faz o bem? Ou você depende totalmente e exclusivamente da obra de Jesus Cristo? Simão tinha o farisaísmo, ele conhecia tudo sobre a Lei, sobre as profecias acerca do Messias, mas a sua autossuficiência e orgulho não lhe permitiu enxergar que o Filho de Deus estava jantando com ele. Contudo aquela pecadora não mediu esforços para lançar-se aos pés de Jesus em busca de alívio para a sua alma, em busca de perdão, em busca de paz. Onde você está procurando a paz, o perdão? Se não for em Jesus Cristo jamais achará a paz duradoura e alívio pleno.
Cuidado para não olhar para Jesus como Simão olhou; o véu do orgulho não lhe permitira vê quem Jesus era.
O desfecho da história
Depois que a mão de Simão vestida com a luva do orgulho apontou e condenou àquela mulher, Jesus o sentencia: “Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos. Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com unguento”. (vv 44.46).
Concluindo, disse Jesus a ela: “Os teus pecados te são perdoados... A tua fé te salvou; vai-te em paz.”. Nem eu, nem você podemos medir o quanto essa mulher recebeu de Jesus. O perdão dos pecados é o maior milagre que acontece na vida do ser humano.  Simão ficou com sua arrogância e orgulho, enquanto a mulher saiu daquela casa como Filha de Deus e em paz.
Conclusão
Vejamos só: ela recebeu perdão, depois salvação e como fruto do perdão e da salvação recebeu a paz. 
Se você quer paz para sua vida, para sua família, dê o primeiro passo. Corra para Jesus e confie Nele. Suspire por Jesus, entregue sua a vida a Ele, lance-se sem reservas aos seus pés.
Tudo depende de você agora, pois Deus já fez a parte dEle. Ou rejeita a Cristo ou corre para abraçá-lo. Não deixe o orgulho impedir de você vê quem Jesus é. Quando terminou aquele jantar somente a mulher estava em paz, Simão continuou uma vida de aparência e religiosidade, mas não tinha a paz verdadeira. E você quer seguir o exemplo de quem?
Sem arrependimento não haverá mudança, não haverá confissão verdadeira e a obra de Cristo tornar-se-á impossível de ser realizada. Até que o coração seco seja regado com as lágrimas do arrependimento, e assim mudança raiará no horizonte como o sol, e a obra de Cristo já terá dado os primeiros sinais.
Caro leitor, você pode estranhar que falo de perdão antes do milagre. Por que a benção que edifica a família é sempre precedida de perdão, de cura, de amor sincero. Se, neste momento, você está buscando algo para sua vida com toda a sua força e mesmo assim não tem êxito, então dê uma chance para Jesus. Deixa Jesus resolver, entregando “os teus caminhos ao Senhor, confia Nele e o mais Ele fará”. ESPERAR É CAMINHAR!
A tua fé de salvou; vai-te em paz.”